terça-feira, 20 de maio de 2008

OVNI ilumina céu e intriga moradores de duas cidades

O OVNI pôde ser visto nos céus de Maracaju e de Nioque no fim da tarde de ontem


João Prestes e Osvaldo Júnior
Robertinho/Maracaju Speed - Neuzeli Maia/Nioque

O OVNI pôde ser visto nos céus de Maracaju e de Nioque no fim da tarde de ontem
Um anel vermelho com rastro de fogo emitindo uma luz intensa. No começo parecia uma lua, mas foi aumentando de tamanho e desapareceu no céu após 20 minutos. Assim descreve o que viu no fim da tarde de ontem, no céu da cidade de Nioaque, a professora Neuzeli Soares Chaves Maia. Ela estava em casa, em uma chácara, quando viu o objeto voador, que acredita se tratar de um cometa.

Em Maracaju os moradores também observaram o OVNI, que chegou a ser fotografado. O site Maracaju Speed assegura que a aparição se deu exatamente às 17h19. A descrição feita pelo repórter do site é parecida com o que viu Neuzeli: um rastro de fogo, semelhante a um cometa, que cortou o céu da cidade. Não havia nuvens, o que favoreceu a visão.

A Base Aérea de Campo Grande informou que nenhum objeto foi observado ontem. Os aparelhos só conseguem detectar a presença de objetos dentro da atmosfera. O Instituto de Meteorologia da Uniderp tem sensores instalados em Maracaju, Naviraí, Amambai e Dourados, que funcionam 24 horas por dia. Esses sensores também só rastreiam a atmosfera e não detectaram nada. A atmosfera se estende entre 60 a 70 quilômetros da superfície.

O meteorologista Natálio Abrão Filho disse que se alguma coisa passou sobre o céu dessas cidades ontem, foi no espaço interplanetário. Ele vai encaminhar as fotografias ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para que sejam feitas as análises espectrais que podem dizer do que se tratava o OVNI. Abrão não quis arriscar um palpite.