domingo, 22 de abril de 2007

Observatório Municipal de Diadema, em SP, realiza ciclo de palestra sobre Exobiologia


Apoiado pelo Observatório Municipal de Diadema, o município sedia um ciclo de palestras com o tema EXOBIOLOGIA – Vida Extraterrestre, no Centro Cultural Inamar. O palestrante será o biólogo e professor Paulo Aníbal G. Mesquita, que também atua como astrônomo amador e tem dezenas de artigos publicados na revista Sexto Sentido, na temática extraterrestre. O evento está sob a coordenação de Hamilton Dias, do OMD. A Exobiologia trata-se do estudo de vida fora do planeta Terra e é a primeira vez que uma instituição astronômica oficial coordena um ciclo de palestras com o tema abordado, cujo assunto é bastante polêmico. Observatório Municipal de DiademaO Observatório Municipal de Diadema (OMD) foi inaugurado em 1992 e seu telescópio está instalado numa torre de três andares, com 9 metros de altura e a 830 metros de altitude. A cúpula do OMD é composta de uma estrutura de aço e revestimento externo de cobre que data de 1917, sendo trazida ao Brasil pela Ordem dos Beneditinos de São Paulo para o Observatório de São Bento, extinto na década de 50. No interior desta cúpula fica o telescópio MEADE, refletor de 400 mm (16 polegadas), com distância focal de 1830 mm, que dispõem, ainda, de uma montagem equatorial para acompanhamento.

O Observatório está localizado no Jardim Inamar (Diadema-SP), e atende toda região, bem como de toda grande São Paulo, além daqueles ligados à Astronomia que queiram desenvolver trabalhos de observação em parceria com a Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema (AAAD). Uma das principais funções do OMD é levar ao público dessas regiões uma adequada compreensão do universo e visualizá-lo em sua natureza cósmica, além das práticas dos trabalhos astronômicos. Visando, desta forma, desmistificar a ciência como prática de poucos e, ao mesmo tempo, compartilhar o prazer de compreensão do cosmos e das leis que o regem.Nos seus muitos anos de funcionamento, o OMD realizou inúmeras sessões de observação do céu, oficinas, palestras, exposições científicas, conferências, sessões de vídeo de divulgação científica etc. Além da atuação em momentos de importantes fenômenos astronômicos (eclipses lunares e solares, passagem de cometas, chuvas de meteoros), onde são organizadas as sessões especiais de observação para o público em geral, inclusive com exposições de fotografias e painéis. O Observatório realiza também assessoria nas escolas das redes municipal e estadual de Diadema e de toda grande São Paulo, especialmente nas atividades relacionadas com feira de ciências, atendendo a um público de milhares de pessoas. É importante salientar que o OMD foi o primeiro observatório municipal a ter seu próprio site na Internet.Confira a programação:


Ciclo de Palestras – EXOBIOLOGIA

Horário: 15:00 horas

Local: Centro Cultural Inamar / Diadema - SP


16 de Junho de 2007:EXOBIOLOGIA – Vida Extraterrestre no Universo

28 de Julho de 2007:EXOBIOLOGIA – A Revelação(Questão marciana, exoplanetas e Drake)

25 de Agosto de 2007:EXOBIOLOGIA – O Contato Extraterrestre(Projeto SETI e a questão dos FANI – Fenômenos Aéreos não Identificados)

Nenhum comentário: