terça-feira, 29 de abril de 2008

O que é o SETI?


SETI(Search for Extraterrestrial Intelligence at Home) é um experimento científico da Universidade da Califórnia em Berkeley que utiliza a capacidade de processamento de centenas de milhares de computadores conectados à Internet na procura de inteligência extraterrestre.

Você pode participar instalando um programa gratuito que faz o download de dados recolhidos por um rádio-telescópio e os analiza enquanto a proteção de tela está ativa. Existe uma pequena porém empolgante chance de que seu computador detecte sinais de seres inteligentes no espaço.
Para informações detalhadas, visite o site oficial do SETI@home http://setiathome.berkeley.edu/index.php!

BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing) é uma plataforma aberta para projetos de processamento distribuído, e sobre a qual roda o SETI@home. O SETI@home se utilizava originalmente um software próprio para o processamento, que é conhecido como "cliente clássico do SETI@home", mas com as vantagens que o BOINC proporciona, das quais a principal é a possibilidade de participação simultânea em outros projetos de processamento distribuído, decidiu-se pela migração para o "cliente do BOINC".

Além do SETI@home, o BOINC suporta atualmente o projeto Predictor@home, que está em fase de testes, e que se destina à previsão de estruturas de proteínas à partir das sequências de proteínas. Em breve, estarão disponíveis outros projetos de processamento de distribuído baseados no BOINC.

Para informações detalhadas, visite o site oficial do BOINC http://boinc.ssl.berkeley.edu/!

Como o SETI@home funciona ?

Os programas de procura de inteligência extraterrestre da Universidade da Califórnia em Berkeley utilizam computadores com uma grande capacidade de processamento para analisar os sinais obtidos à partir do rádio-telescópio do Observatório de Arecibo (ao lado). No entanto, a capacidade desses computadores não permite que todos os sinais recebidos sejam analisados, mas apenas tipos específicos de sinais.

Para processar todos os sinais recolhidos, seria necessário um super-computador, com uma capacidade de processamento monstruosa. Como as verbas destinadas ao projeto pelo governo americano não permitem a compra de um equipamento com essas características, surgiu a idéia de se utilizar a capacidade individual de pequenos computadores trabalhando ao mesmo tempo e analisando pequenos pacotes de dados.

Mas, onde encontrar os milhares de computadores necessários para analisar os dados recolhidos continuamente ?

Todos sabemos que existem milhões de computadores que ficam uma boa parte do tempo ociosos ou que rodam programas que pouco utilizam da sua capacidade de processamento total. Sabemos ainda que a grande maioria desses computadores tem acesso à Internet.
É exatamente aí que você entra !! O nosso objetivo é convencê-lo a substituir sua proteção de tela atual pelo BOINC, que é programa (cliente) sobre o qual roda o processamento do SETI@home, que analisa os dados recebidos enquanto apresenta os sinais graficamente na tela e os envia quando você está conectado à Internet.

Basta fazer o download do programa no site http://boinc.berkeley.edu/download.php, fazer o seu cadastro e você estará ajudando a encontrar vida inteligente no espaço, participando do maior projeto de processamento distribuído existente.

Fonte: SETIBR

Um comentário:

Anônimo disse...

I was able to find good advice from your blog articles.
Also see my site > nickelodeon Dora The explorer