terça-feira, 24 de abril de 2007

Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema

Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".

Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/04/24/ult1806u5921.jhtm

2 comentários:

Anônimo disse...

Ora, Ora,,,,. É óbvio q nossa tecnologia precária só revelou algo assim só agora. Quem sabe daki algumas centenas de anos, poderemos até dominar uma nova tecnologia com o objetivo de estudar este "planeta habitável" no próprio solo do mesmo. Por enquanto, para quem quer saber mais sobre possível vida extraterrestre, aí vai uma dica: "Olhem mais para o céu, e sem auxílio de telescópios !".

Anônimo disse...

OVNI´s !!!! Que baboseira é essa !!
Se você pensa dessa forma, sinto em lhe informar que vc está errado. OVNI´s com deslocamento inteligente existem mesmo, tenha certeza disso. Posso afirmar isso com todas as letras. Acreditem ! Se preferirem não acreditar,,, bom,,, depositem um dinheirinho na conta da igreja RENASCER !!! he he he ! ! !