quarta-feira, 16 de maio de 2007

FAB registrou e investigou OVNI em Americana (SP)


Documento secreto da Força Aérea Brasileira, obtido por um site ufológico na Internet, relata o avistamento de um Objeto Voador Não Identificado sobre o município de Americana (SP), em maio de 1989. O material mostra o interesse da FAB pelos chamados "discos voadores" e confirma a região de Piracicaba como rota dos Ets. Explica também os helicópteros militares vistos quando OVNIs são notificados em qualquer cidade vizinha.
O então chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo, coronel aviador Hélio Pereira Rosa, encaminhou o Ofício CHF/S-0222 ao órgão que é hoje o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), relatando um OVNI quase que parado na região Noroeste de Americana. Às 3h28 de 30/05/1989, um operador do Controle de Aproximação de São Paulo pediu ao comandante de um avião que confirmasse visualmente a presença desse OVNI detectado na radar "que já estava ali há um bom tempo". O comandante do vôo 573 da TAM confirmou o objeto, descrevendo-o como "circular, com um diâmetro aproximado de 50 metros, que ficou apagado a maior parte do tempo.
Jeferson Martinho, editor da revista eletrônica Vigília, recebeu cópia do Ofício CHF/S-0222 por e-mails, em dezembro de 2000, de uma pessoa que não quis se identificar. Para garantir sigilo, os e-mails foram codificados, impedindo a interceptação dos documentos por terceiros. Só depois de muita insistência conseguiu resposta a um pedido de esclarecimento endereçado à Força Aérea Brasileira. O Centro de Comunicação Social da FAB disse que "A Aeronáutica tem como objetivo maior a coibição do uso hostil ou clandestino do espaço aéreo brasileiro, e não há setor específico que trate e/ou investigue assuntos referentes a disco voador. Portanto, não dispõe de informações e/ou estudos referentes a tais fatos".
Isso foi desmentido pelo Ministério da Defesa. Durante as discussões em torno de um projeto da Câmara dos Deputados que obrigaria a notificação de OVNIs, foram reveladas ocorrências de OVNIs (denominadas naquele Ministério como "tráfego hotel") detectadas em radar e apuradas sigilosamente pelo COMDABRA. A proposta de oficializar a Ufologia foi do deputado alagoano João Caldas e acabou rejeitada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro desse fato. Aliás, a cidade inteira comentou sobre isso. Foi um barulho ensurdecedor, mas estranhamente ninguém conseguia se levantar; foi divulgado na rádio local por um bom tempo, mas como tudo desse teor, morreu à míngua. A informação "oficial " dada à época é que um avião "errou" e achou que as luzes da avenida Cillos eram as das pistas de pouso do aeroporto de Congonhas, e quase pousou lá. Então tá, né.

Anônimo disse...

O fato é que as pessoas devem abrir seus olhos e procurar em escrituras sagradas o que tudo isso significa. Muitos vêem OVNI's e não sabem por onde começar. Que tal a bíblia?