quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

2007: Ano de resultados e descobertas fora da Terra

Para este ano, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA programou o lançamento de quatro naves espaciais, a saber:

Missão Dawn (Alvorecer): essa missão tem como objetivo estudar Ceres e Vesta, dois "planetas interrompidos" que não cresceram o suficiente para se tornarem planetas por definição. A intenção dessa missão é caracterizar os processos e condições do início do Sistema Solar por meio de Ceres e Vesta, que devem conservar estas características praticamente inalteradas. Dados obtidos das sondas Stardust, Deep Impact e Genesis já mostraram algumas surpresas.
Missão Phoenix Mars Scout (algo do tipo Batedor Marciano Fênix): essa missão tem como objetivo principal procurar por água em Marte. Neste caso será reaproveitada uma sonda que deveria ter sido lançada em 2001 (daí o nome Fênix) para pousar próximo do pólo norte marciano. A sounda deve escavar a camada de gelo (supostamente gelo seco) para procurar água até uma profundidade de meio metro. Além disso, a sonda deve carregar um pequeno laboratório portátil e um forno. Amostras coletadas pelo braço mecânico devem ser aquecidas e os gases liberados serão estudados nesse pequeno laboratório. Essas experiências lembram um pouco aquelas feitas pelas sondas Vikings na década de 1970, por isso muita gente estará de olho nos seus resultados à procura de algum sinal de vida também.
Missão Herschel: trata-se de mais um telescópio espacial, nesse caso com um espelho de 3,5 metros de diâmetro que deve observar em comprimentos de onda no infravermelho distante e submilimétrico. Essa porção do espectro eletromagnético ainda não foi muito explorada e deve ser usada para estudar desde galáxias distantes até estrelas próximas. Eu mesmo tenho bastante interesse nesse telescópio, pois vários processos ligados à formação de estrelas de alta massa (minha área de especialidade) só podem ser revelados nesses comprimentos de onda. E com um espelhão desses vai ser o bicho!
Missão Planck: com lançamento previsto já para fevereiro de 2007, a missão Planck vai estudar a radiação cósmica de fundo, uma das relíquias do Big Bang. Com uma gama enorme de aplicações, os dados do Planck devem principalmente ajudar a explicar como surgiram as estruturas que formaram os aglomerados e superaglomerados de galáxias que observamos hoje.
Agora as apostas:
Os primeiros dados do COROT devem começar a aparecer e devem chamar a atenção, principalmente aqueles ligados à detecção de planetas rochosos. O pessoal das missões futuras, como o Kepler, estará de olho nesses dados iniciais.
Aliás, a astrobiologia (ainda extremamente especulativa) e a procura por planetas fora do nosso Sistema Solar serão assunto recorrente em 2007. Enquanto as missões espaciais específicas para isso, como o Kepler e o Gaia, não decolam, veremos uma melhoria das técnicas de procura em terra. Interferômetros como os do observatório Keck devem fazer a festa.
A questão da energia e matéria escuras vai continuar na ordem do dia. Mais um mapa do universo deve ser anunciado pelo time do satélite WMAP que está estudando a radiação cósmica de fundo. Todo ano é anunciado um mapa novo e todo ano (já é o terceiro) uma nova surpresa é apresentada. Vai ser muito interessante comparar os dados do Planck com os do WMAP, mas não sei se isso deve acontecer antes de 2008.
Muitas novidades devem vir das sondas Venus Express (como no post sobre os vulcões), Cassini (em Saturno) e Messenger, com destino a Mercúrio. Apesar do primeiro sobrevôo em Mercúrio ocorrer apenas em janeiro de 2008, a Messenger deve passar por Vênus no meio do ano que vem. O sobrevôo mais recente da Cassini em Titã, bem como o próximo, no meio de janeiro, têm como objetivo buscar oceanos subterrâneos.
Para os astrônomos brasileiros, a expectativa maior é a entrada em funcionamento de dois instrumentos no observatório SOAR: o espectrômetro Goodman e a câmera Spartan. Com isso, esperamos que o SOAR finalmente entre em velocidade de cruzeiro, tornando-se muito mais competitivo.
Falando em instrumentos novos, aguardamos com ansiedade o funcionamento de dois espectrógrafos assistidos por raio laser, um deles no VLT e outro no Gemini Norte. Com essa técnica inovadora, os espectros saem com uma qualidade sem precedentes. Eu já tenho um projeto aprovado no Gemini para observar estrelas de grande massa ainda no berçário com esse instrumento e estou bastante curioso para ver no que vai dar!
Fonte:Revista Ufo

Nenhum comentário: